O mundo moderno tem seu cenário marcado por diversos elementos que o compõem e a tecnologia é um dos elementos que mais se destacam na atualidade, devido a intervenção da informática na sociedade. E foi a partir do desenvolvimento tecnológico que se tornou possível a globalização de informações que transformam o mundo a cada momento.
Pode se entender por globalização, o processo de integração e independência entre os países.E é o avanço das tecnologias que permitem a comunicação, as trocas, as transições e as relações comerciais encurtando o tempo e a distancia de forma global. Esse processo de globalização não afeta apenas as esferas sócio-econômicas, mas transforma radicalmente as noções de internacional, nacional e local, interferindo deste modo também no plano cultural e educacional.
Com isto, através do processo de globalização a tecnologia causa transformações em diversos níveis da sociedade, principalmente na educação, pois esta influencia diretamente a cultura das nações, promovendo uma relação intercultural entre as mesmas. Isto porque a comunicação entre os diferentes povos e sociedades tem se intensificado constantemente,já que a informática está presente em todos os segmentos do mundo do trabalho, o que exige das pessoas uma integração cultural constante.
Desta maneira, pode se perceber a importância da tecnologia, com um viés para a informática, na sociedade de informação dos dias atuais e suas influencias na educação tanto para melhorar a gestão do sistema educacional, quanto à aprendizagem dos alunos.E é com este objetivo de verificar a importância das tecnologias no ensino e aprendizagem em sala de aula, que foi possível desenvolver este projeto embasado em textos que versão sobre a importância deste tema para o desenvolvimento dos educandos, através de uma pesquisa exploratória, com intervenção na prática educativa da unidade de ensino em que desenvolvo o trabalho de gestão educacional.
A Nossa Escola é assim
A Escola Estadual Eraldo Tinoco de Melo é uma escola jovem por ter apenas 29 anos de existência, sua fundação se deu junto com a Creche Iraci Fontes,onde nesta a criança fazia o infantil e no Eraldo Tinoco as crianças faziam o antigo primário,ambas estão localizadas bem próximas, na Rua 2ª Travessa Tupy Caldas, no Bairro de Santa Terezinha.
O Eraldo Tinoco é uma escola que sofreu várias alterações com as reformas pela qual passou, pois eram apenas quatro salas, dois banheiros, uma secretaria e uma pequena área coberta para as crianças brincarem, mas com a reforma que ocorreu no ano de 1996 a escola foi modificada passando a ter um banheiro amplo para meninas, meninos e professores, além da secretaria foi construída uma cantina e um depósito para alimentos, uma área para o material de limpeza e a ampliação da área para as crianças brincarem que foi totalmente murada para sua segurança.
Durante a atual gestão a escola também passou por algumas modificações como: a cobertura do espaço reservado para o material de limpeza, que se transformou no atual laboratório de informática e a sala de leitura.
Em todos estes momentos de mudanças, tanto no aspecto físico, quanto na equipe de direção e nos diversos grupos de docentes, discentes e funcionários que fizeram parte do Eraldo Tinoco, a escola pode contar com a participação efetiva de todos, nas diversas atividades desenvolvidas, desde a construção daquele pequeno prédio no ano de 1981, para receber os alunos vindos da Creche Iraci Fontes até os dias atuais.
Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar Escola Estadual Eraldo Tinoco de Melo
Endereço Rua 2ª Travessa Tupy Caldas, S/N, Santa Terezinha
Telefones 75-3421-1967
E-mail eraldotinocodemelo@yahoo.com.br
Home-page
Cadastro no MEC/Inep 29150396
Autorização de funcionamento 27/06/2001(5235)
Classificação IDEB 3,0
Modalidades de ensino Ensino Fundamental I
Quantitativo de alunos 180 alunos
2.1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
A estrutura organizacional de nossa unidade de ensino é composta por um conjunto funcional que vem passando por constantes mudanças porque a equipe de funcionários é bastante rotativa, pois estes são prestadores de serviços temporários, não sendo contratados efetivos.
A escola não dispõe de coordenador pedagógico ficando a cargo da equipe de direção junto com os professores o papel de traçar metodologias pedagógicas diversas, para melhorar o ensino e aprendizagem na sala de aula.Os professores só possuem formação em Magistério, estando todo o corpo docente em processo de aposentadoria, mas todos os docentes possuem um empenho de desenvolverem atividades para a melhoria da aprendizagem de seus educandos.
A atual gestão teve seu início no ano de 2007, onde desde o primeiro momento foi desenvolvido um trabalho participativo em que todos exercem influência durante a tomada de decisões, tanto no aspecto financeiro, quanto pedagógico e administrativo, sendo todo o trabalho de gestão realizado de maneira descentralizada, pois as decisões não ficam somente centralizadas na equipe de direção.
Desta maneira dispomos de uma equipe de direção formada: pela diretora e 01 secretária; uma equipe de funcionários com: 01 auxiliar administrativo, 01 merendeira, 01 porteira e 01 servidor de limpeza.Como se pode observar no organograma a seguir:
Quadro 2 – Quadro funcional
Nome Cargo Formação básica Especialização(ões) Carga horária Turno de trabalho Vínculo
Eliete de Souza Santos Professor Magistério Não 40 Matutino
Vespertino Efetivo
Gildete dos Santos Brandão Secretária Pedagogia Não 40 Matutino
Vespertino Efetivo
Analice Teotone dos Santos Diretora Licenciatura em História Não 40 Matutino
Vespertino Efetivo
Jussara de Argolo Araújo Professora Magistério Não 40 Matutino
Vespertino Efetivo
Ednalva Vieira Nunes Professora Magistério Não 40 Matutino
Vespertino Efetivo
Adilma Miranda de O. Silva Professora Magistério Não 40 Matutino
Vespertino Efetivo
Vânia Maria dos Santos Souza Professora Magistério Não 40 Matutino
Vespertino Efetivo
2.2. ESTRUTURA FÍSICA E DE RECURSOS DA ESCOLA
O Eraldo Tinoco de Melo é uma escola de pequeno porte, formada por: quatro salas de aula amplas e ventiladas com diversos recursos pedagógicos, banheiros para professores e alunos, sala de leitura, laboratório de informática, cantina, depósito para armazenamento da merenda escolar, o qual foi reformado para inibir a freqüente presença de ladrões, além de dois espaços com cobertura e uma grande área totalmente murada para as crianças brincarem.Através do programa Mais Educação, estamos buscando a possibilidade de transformar esta área em uma quadra para melhor realizar as atividades esportivas.
Atualmente está sendo organizado um jardim e uma horta, para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos, com os recursos oriundos do PDE, um programa que traz um grande suporte para as escolas desenvolverem atividades pedagógicas, que auxiliam o trabalho realizado em sala de aula e com isto transformam a escola em um local atraente e interessante para os alunos e a comunidade em geral.
Quadro 3 – Recursos da unidade escolar
Tipo do recurso Descrição Quantidade
Equipamentos Computador 18
Impressora 2
Máquina fotográfica 1
TV 4
DVD 1
Caixa Amplificadora 1
Material didático Livro 300
Projetor Multimídia 1
Jogos 80
Mapas 6
Globo Terrestre 2
Mobiliário Mesa 130
Cadeira 280
Armário 9
Ventilador 10
2.3. PERFIL DOS ESTUDANTES
Os nossos estudantes são de classe baixa, mas alguns chegam a viver em baixo nível de pobreza sem ter o que comer em casa, havendo apenas a merenda da escola para se alimentar, pois os pais em sua maioria são desempregados e vivem somente, com o auxilio da bolsa família. Desta maneira os nossos alunos vêem na escola e nos seus professores os únicos aspectos diferentes do seu dia-dia.
O corpo discente em sua totalidade vive somente com a mãe, ou com o pai, ou com uma avó, são poucos os que possuem um convívio familiar formado por pai e mãe vivendo em uma mesma casa. Isto dificulta, a vida destas crianças, pois na maioria das vezes, as mães colocam os filhos contra os pais e não dão limites. Por isto as crianças, têm ficado cada dia mais agressivas com seus colegas e professores, sem querer obedecer aos limites e regras existentes na sala de aula e na escola como um todo, porque estes limites não são existentes em casa com sua família.
Isto tem sido um dos grandes entraves, junto com a indisciplina constante, enfrentados pelos professores em seu dia-dia na sala de aula, pois o aluno indisciplinado tem grandes dificuldades em se tranqüilizar e querer participar das atividades propostas na sala de aula. Diante desta realidade a única saída encontrada pelos professores para trabalhar a indisciplina dos estudantes são as atividades relacionadas ao esporte e ao lazer, com jogos interessantes para os alunos.
Todas estas atividades sem o apoio da família ficam difíceis de trabalhar a auto estima desses alunos, por isto, estamos tentando a cada momento trazer os pais para a escola, com o objetivo de nos dar o apoio necessário, para um resultado satisfatório com as atividades desenvolvidas na unidade de ensino.
2.4. PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
A nossa unidade de ensino fica localizada em um bairro bastante popular, em que o comércio local é formado por pequenos mercados e um supermercado, além de diversas lojas de confecções em todo o bairro.O acesso a educação é facilitado devido ao grande número de escolas da rede municipal e estadual existentes. Há um Posto de Saúde Municipal para todos os moradores, em que a ausência de médicos é algo constante.
A rua onde a escola está localizada não tem infra-estrutura de pavimentação, apenas de saneamento básico, o transporte coletivo não trafega, devido aos buracos existentes, por isto os moradores tem que se deslocar alguns quilômetros até a rua principal para pega o ônibus coletivo. As moradias entorno da escola são simples, há um campo de futebol próximo, em que durante o dia as crianças e adultos jogam bola, mas a noite, o local é utilizado para o tráfico de drogas.
O índice de violência é alto na localidade, devido ao tráfico de drogas e a escola chegou a ser saqueada várias vezes, sendo levada a merenda dos alunos e materiais diversos durante estes saques.
Devido a esta situação tem se buscado a cada dia, mobilizar e trazer a comunidade local para a escola, através de atividades artesanais, pedagógicas e esportivas, onde todos percebam a importância que a escola tem para o crescimento e desenvolvimento de toda localidade.
2.5. CONSELHO ESCOLAR
O Conselho Escolar de nossa escola é bastante atuante, onde a comunidade escolar e local participa efetivamente de todas as decisões a serem tomadas para a realização de modificações que beneficiem cada vez mais a aprendizagem dos alunos e o seu crescimento como um todo.
Os membros do Conselho são participantes ativos e comprometidos com a escola, que auxiliam e trazem boas idéias para a escola, ajudando nas tomadas de decisão, no planejamento e replanejamento das ações, com a finalidade de se realizar um trabalho em grupo e buscar o sucesso da aprendizagem dos alunos e o crescimento da instituição, por isto estes membros se reúnem bimestralmente para discutir assuntos relacionados a aprendizagem dos alunos e sugerir aspectos inovadores em atividades já desenvolvidas na escola.
Nas reuniões bimestrais, todos os membros participantes eleitos, possuem presença assídua, não havendo com isto, impedimento para a tomada de decisões importantes durante as eleições, que são bastante democráticas e com uma temática sempre relacionada ao desenvolvimento da escola.
2.6. PPP
O Projeto Político Pedagógico de nossa unidade de ensino foi elaborado com base em um conjunto de ações que mobilizaram todo o corpo docente para a construção de um projeto que representasse a escola e o seu interesse de desenvolver uma educação de qualidade para os alunos.
As discussões sobre o PPP ofereceram um olhar global sobre o processo educacional, na busca, sobretudo de um caráter legal das ações previstas para a sua implementação, convidando o educador a construir a sua autonomia individual e ascender profissionalmente, sobre os reais condicionantes que envolvem a prática pedagógica contemporânea, pois pensar em um projeto de educação, implica pensar na qualidade de escola, na concepção de homem e de sociedade que se pretende construir.
Assim, a implementação e execução do PPP em prol da eficácia do trabalho educativo, requerem muito, a aquisição de bases sólidas, com convergência para o conhecer, com vistas ao alcance de um desenvolvimento de ações positivas que beneficiem a aprendizagem do aluno.
2.6.1. Missão
A missão desta unidade escolar é assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da sociedade.
2.6.2. Visão
A unidade escolar tem como visão ser reconhecida em nossa região pela qualidade do ensino que oferecemos e pela união e criatividade da nossa equipe.
2.6.3. Valores
A comunidade escolar tem como valores:
a) Valor_1-Buscamos incessantemente a qualidade em tudo que fazemos em nossa escola;
b) Valor_ 2- Incentivamos a busca de soluções criativas e inovadoras na solução dos desafios;
c) Valor_ 3- Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa em nossa escola;
2.6.4. Objetivos e metas
Os objetivos estabelecidos no PPP atual tiveram como base.....:
• Garantir a efetividade do processo de ensino e aprendizagem.
• Dinamizar a gestão participativa em toda unidade de ensino.
Quadro 4 – Objetivos e metas da unidade escolar (estabelecidas no PPP atual)
Objetivo Meta(s) Prazo Responsável (is) Status
Dinamizar a efetividade do processo ensino e aprendizagem Desenvolver um trabalho interdisciplinar e dinâmico em todas as unidades Dez/2010 Professores da unidade Em andamento
Implantar o sistema de tutoria Dez/2010 Professores da unidade Em andamento
Dinamizar a gestão participativa Fortalecer a comunicação entre a unidade de ensino e a comunidade Dez/ 2010 Comunidade escolar Em andamento
2.7. A ESCOLA HOJE
A escola dispõe de alguns recursos didáticos pedagógicos e tecnológicos que prestam suporte ao desempenho das atividades desenvolvidas, contudo ainda não são suficientes para a abrangência de todas as atividades, pois o empenho do corpo docente na execução das mesmas, é algo bastante relevante para a participação dos alunos.
Caminhamos em parceria com o Conselho Tutelar, respeitando as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Contamos com um razoável envolvimento dos pais em reuniões e nos outros eventos sócio educativos, embora não seja ainda o desejado. Nosso quadro de professores perfaz um total de seis, sendo quatro com dedicação exclusiva à escola e dois em situação de excedência.
As atividades do projeto pedagógico estão lastreadas nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e os conteúdos são elaborados atendendo a matriz curricular e as necessidades dos alunos, com o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade. Por isto, buscamos eleger como objeto de ensino conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais e que marcam cada momento histórico.
A aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para que os alunos possam exercer seus direitos e deveres. Isto porque, a escola tem a função de intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e a socialização de seus alunos monitorando o processo educativo visando melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem.
As propostas curriculares de nosso estabelecimento de ensino são divididas em unidades e as práticas de avaliação são, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independente do critério de atribuição de notas ou conceitos. A propósito, os professores fazem uso de fichas de acompanhamento dos alunos, com os elementos observados e condizentes com os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais desenvolvidos em todo trabalho escolar com os educandos.
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